Porque usar Inteligência aumentada em projetos de infraestrutura?
Porque usar Inteligência aumentada em projetos de infraestrutura?

Muitas pessoas e empresas falam a respeito de aprendizado de máquina (machine learn) e inteligência artificial (artificial intelligence) como soluções extraordinárias para quase tudo, o que não deixa de ser verdade em nossos tempos digitais.

Contudo, essas tecnologias permitem trabalhar com dados e eventos que já ocorreram, de modo a aprender com eles e traçar uma formulação matemática para o comportamento em novas configurações e eventos.

Entretanto, como lidamos com projetos de implantação de infraestrutura para os próximos 20 ou 30 anos? Com um futuro muitas vezes incerto e com uma matriz multidimensional de riscos a serem contemplados na equação do empreendimento?

É aí que entra o conceito de inteligência aumentada. Nela mesclamos a inteligência humana com a inteligência artificial, e formulamos um modelo computacional complexo, multidimensional e multicritério, onde podemos traçar diversos cenários, previsíveis ou não, de modo a minimizar o custo total de propriedade (total cost of ownership) de um empreendimento.

Isso significa poder reduzir em média até 10% do TOTEX (CAPEX+OPEX) de um empreendimento de dezenas ou centenas de milhões!

inteligência aumentada permite simular e testar os modelos de negócio, tecnologias, ambiente regulatório, recursos financeiros e humanos, riscos, comportamento dos ativos ao longo do tempo, etc. de modo a criar um modelo matemático de um sistema complexo, muito mais próximo da realidade provável, permitindo optar pelas melhores soluções, melhores processos e melhores práticas a serem empregados no projeto.

E o melhor de tudo, reduzindo o custo total de propriedade e contribuindo para uma governança transparente e uma metodologia única, envolvendo todos os stakeholders.

Para saber mais sobre inteligência aumentada e como ela pode ajudar em seus projetos, acesse: https://cosmotech.com/augmented-intelligence/

TOTEX – Total expenditure (custo total de propriedade)

CAPEX – Capital expenditure (investimento em bens de capital)

OPEX – Operational Expenditure (despesas operacionais)

 
contato

Eidee Energia
Rua Brazilio de Araújo, 341 s23
Curitiba, Paraná

energia@eidee.com.br

+55 41 9 9185-1969

© 2017 Eidee Ind. e Com. de Quip. de Eficiência Energética LTDA. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por