A Ulla é uma marca de brinquedos que possui como principal produto os blocos de madeira magnéticos. A Eidee foi procurada para desenvolver o design destes produtos e também produzi-los, em um sistema de parceria.
Os blocos de madeira magnéticos da Ulla são brinquedos que possuem o diferencial de conectar-se por meio de ímãs presentes em seu interior, oferecendo uma diversão única para as brincadeiras e permitindo criar as mais diversas figuras com a liberdade criativa que toda criança deve ter.
PESQUISA
A pesquisa inicial teve o objetivo de verificar a viabilidade do projeto, tanto em aspectos técnicos como econômicos. Foram diversas etapas que buscaram compreender a dimensão do produto que a empresa se propõe a oferecer, como análise de similares e benchmarking, estudo de materiais e processos, planejamento de custo e precificação.
Constatada a viabilidade do projeto em todas as esferas, os próximos passos foram o desenvolvimento de protótipos e da identidade visual.
BRANDING E IDENTIDADE VISUAL
A definição do posicionamento de uma nova marca é crucial para a sua inserção e sucesso no mercado. Primeiramente, identifica-se qual a seção do público para quem a marca oferecerá seu produto e depois define-se qual será o seu diferencial em meio aos concorrentes do mesmo segmento de mercado.
Após esta etapa, inicia-se o processo de busca de referências para o desenvolvimento da identidade visual. As principais referências foram objetos geométricos e representações em perspectiva. Foram geradas alternativas que buscassem uma representação aproximada do produto, com ênfase em cores agradáveis e alegres que buscassem a identificação do público infantil com o produto.
PROTÓTIPOS
Com base na pesquisa de materiais e processos, foram selecionados alguns tipos de madeira para realizar os primeiros testes de resistência e facilidade de manuseio. Após os testes, foram eliminadas madeiras que possuem características indesejáveis, como peso elevado ou rejeição à pintura.
Por se tratar de um brinquedo infantil, que tem contato direto com a criança, a tinta das peças deveria ser atóxica. Assim, buscou-se entre uma gama de fornecedores tintas à base d'água, que não oferecem nenhum perigo quando manipuladas pelo usuário final.
PRODUÇÃO
Toda a produção dos blocos Ulla é realizada pela Eidee e envolve uma grande diversidade de processos, como corte CNC, inserção dos ímãs, colagem, pintura, secagem e controle de qualidade.
EMBALAGEM
Ao todo, foram lançados 5 kits diferentes, dispostos em 2 tipos de embalagens. A opção de produzir apenas 2 facas foi de acordo com a redução de custos. Ainda assim, cada kit é indicado por uma composição diferente, ou então por meio do uso de adesivos.
LANÇAMENTO
A campanha de lançamento abrangeu o envolvimento de público em redes sociais, produção de vídeos, exposição do produto em feiras de produtos destinados ao público infantil e o principal: a loja virtual Ulla.